Deixar um de nossos maiores bens desprotegido é algo bem arriscado. Afinal, é imprescindível que você se sinta seguro no seu lar. Dessa forma não ser surpreendido por uma invasão, incêndios, quedas acidentais ou qualquer ação que coloque você e sua família em risco. Pensar na segurança da sua residência é prioridade na hora de organizar e decorar. Vamos compartilhar 10 dicas pra deixar a sua casa segura e ainda com o estilo que só o seu cantinho pode ter.
1. Piso
Para uma casa segura, pense sempre em pisos antiderrapantes, para evitar escorregões e quedas. Se o piso for frio – que são os mais escorregadios, como cerâmica, porcelanato, cimento queimado ou mármore -, coloque o mínimo de tapetes possível, pois também facilitam quedas.
2. Que haja luz!
Ambientes bem iluminados ajudam a enxergar o que está na sua frente, por isso aposte em cores claras para as paredes e móveis. Além disso, invista em luzes artificiais de boa qualidade.
3. Interruptor
Falando em iluminação, instale interruptores em locais estratégicos como: próximos da cama ou na entrada de cada ambiente. Tudo para evitar que você caminhe no escuro e possa tropeçar em algum móvel, tornando a casa segura e acessível!
4. Desnível
Evite desníveis, como pequenos degraus, para mudar de ambiente. Se forem necessários, instale corrimãos e iluminação de led, além de fitas antiderrapantes.
5. Maçaneta
Já foi a época de maçanetas redondas! Elas são mais difíceis para abrir quando a pessoa tem limitações de movimento, por exemplo. Coloque maçanetas do tipo ‘alavanca’ para facilitar a abertura das portas.
6. Cozinha
Indicamos não deixar panos ou toalhas perto do fogão, pois podem causar incêndios. Além disso, verifique se os fios elétricos não tem defeito, se estão desencapados ou soltos na área de trabalho. Mantenha tudo isso afastado do fogão.
7. Na cozinha ainda…
Prefira sempre usar as bocas de trás do fogão. Se precisar usar as da frente, vire os cabos das panelas para o interior ou para os lados, para que nenhuma criança mexa. Não só: objetos cortantes devem estar fora de alcance também. Use travas nas gavetas e evite ter produtos de limpeza expostos, eles devem estar em um lugar fechado.
8. Armários planejados
Os armários e prateleiras devem ter uma altura adequada para que se alcance tudo o que precisar, sem utilizar escadas ou fazer um grande esforço, como se ajoelhar no chão. Não invente de se pendurar, hein!
9. Banheiro
É o ambiente mais úmido da casa, ou seja, aqui o cuidado deve ser em dobro. Apesar de trabalhoso, mantenha o chão sempre seco. Dentro do box, aposte em um tapete antiderrapante. Se os moradores forem pessoas com mobilidade reduzida, instale barras dentro do box e ao lado do vaso sanitário.
10. Organização
Mantenha tudo organizado sempre que possível. Cestas, bandejas e organizadores são muito bem-vindos. Na hora de arrumar, retire os itens e separe os que você usa dos que dá pra jogar fora. Se tiver mais de uma gaveta disponível, fica a dica: a ordem das gavetas deve guiar a posição dos objetos: a mais alta, deve armazenar os itens mais utilizados e a mais baixa, aqueles não tão usados.