Agora, tudo é Open. Open Banking, Open Investment, Open Finance e porque as seguradoras não seriam? Chegou o Open Insurance, um sistema que vai mudar totalmente a forma como nos relacionamos com as empresas de seguro. Da tradução livre do inglês, Open Insurance significa “seguro aberto” e, assim como no Open Banking, o compartilhamento de dados dos segurados trará inúmeros benefícios e abrirá um grande leque de oportunidades. Nesse modelo de negócios ousado, o poder de escolha está na mão do cliente e isso vai transformar o mercado.
O foco é permitir que o consumidor tenha a liberdade de levar as suas informações para onde ele quiser. Bom, né? Assim será possível melhorar os serviços e ter uma concorrência mais ampla entre as companhias. E só quem tem a ganhar com o Open Insurance é você!
O que é o Open Insurance?
Para começar, é um sistema no qual todas as empresas do ramo deverão ter uma tecnologia padronizada para facilitar a comunicação entre elas. Ou seja, é um ecossistema no qual o compartilhamento de dados, hábitos e preferências dos consumidores ficam abertos para que empresas possam entender a melhor forma de ofertar produtos e serviços para cada perfil de cliente.
E na prática, como vai funcionar?
Com informações sobre as preferências de compra, infraestrutura, tecnologias, experiência do usuário, produtos, assistências e toda a jornada do consumidor, o mercado de seguros estará aberto para transformar tudo em uma oferta única e personalizada, mas o poder de compartilhar esses dados está na mão do consumidor e ele tem todo direito de não aceitar que outras empresas acessem suas informações.
Vantagens do Open Insurance
Com o novo sistema, o cliente passará a ter muito mais relevância no mercado de seguros. Vai chover novidades e benefícios:
- Cliente como ponto de partida
As prestadoras desse tipo de serviço ficarão mais atentas aos desejos do cliente e terão de criar vantagens para que ele fique fiel a uma única marca.
- Mais autonomia ao consumidor
A Prime Secure, que é pioneira com sua plataforma 100% digital, lidera esse movimento de oferecer um seguro sem tantas burocracias e de fácil acesso. Contudo, existem seguradoras que não são nada fáceis de lidar. E justamente essas terão que entrar nessa nova era de processos mais ágeis.
- Mais competição
E com essa livre-concorrência, o cliente poderá comparar os planos e contratar apenas aquilo que o interessa.
De acordo com os especialistas, esta é apenas a teoria de todos os benefícios que o Open Insurance pode trazer. Na prática, pode ser muito melhor.