Se você está interessado em entender como funciona seguro de moto, é porque está em busca de proteção para o seu veículo, não é mesmo?
E você está certíssimo, afinal, as motos são os tipos de veículos mais propícios a roubos e acidentes atualmente.
Então, para que você siga se locomovendo pela cidade protegido, nós preparamos esse artigo completo, explicando em detalhes sobre como funciona seguro de moto, os seus benefícios, coberturas, valores e muito mais.
Caso você queira saber mais sobre esse tema, fique ligado!
Como funciona o seguro de moto?
Se você tem dúvidas de como funciona seguro de moto, já adiantamos que o processo é simples e bem similar aos outros seguros de veículos.
O seu foco, antes de tudo, é garantir proteção para a sua moto, então, você fecha um contrato com uma seguradora, no qual concorda em fazer pagamentos regulares segundo o tipo de cobertura escolhida.
Desta forma, caso sua moto ou a de terceiros sofra algum dano que a apólice do seguro cubra, você tem a compensação proporcional.
Ou seja, o objetivo de como funciona seguro de moto é garantir que você e terceiros envolvidos em um acidente tenham a cobertura para reparações, sempre que for preciso.
Dentre essas reparações, entram o reboque, troca de peças, entre outros serviços de emergência.
Importância de ter um seguro de moto
Tendo em mente como funciona seguro de moto, agora é o momento de entender a sua importância.
Como nós falamos anteriormente, a moto é um veículo barato, quando comparada a um carro, além de ser mais prática.
Justamente por isso ela se tornou um meio de transporte tão acessível aos brasileiros.
Entretanto, como os dados que apresentamos mostram, as chances de roubos e furtos com esse tipo de veículo são altas, além das chances de ocorrer um acidente enquanto você se locomove.
Quanto à questão dos acidentes com motos, por exemplo, somente no primeiro semestre de 2021 os dados eram alarmantes: 54% dos acidentes no trânsito nessa época foram com motos, totalizando 167 mil eventos.
Então, o seguro de moto se mostra importante diante da proteção financeira que ele te garante para esses tipos de situações.
Imagine que sua moto colide com um carro ou ônibus. O seu estrago material com certeza será maior, pois você é o veículo de pequeno porte.
Sendo assim, um seguro é importante para evitar grandes gastos financeiros com reparos.
Principais benefícios do seguro de moto
Para não restar dúvida de como funciona seguro de moto, abaixo nós trouxemos alguns benefícios de sua contratação. Confira!
Prejuízos são minimizados
O impacto financeiro é minimizado quando você entende como funciona seguro de moto e decide contratá-lo. Afinal de contas, o seguro irá cobrir as suas principais despesas causadas pelo acidente, furto ou roubo.
Custos altos são evitados
Quando você passa por um acidente de moto, um dos principais problemas relacionados às finanças são as despesas dos danos físicos que chegam todas juntas.
Mas com o seguro de moto, suas despesas são cobertas sem que você desembolse altos valores de repente.
Serviço de guincho 24h
É comum que o seguro de moto disponibilize guincho 24h em qualquer local do Brasil.
Assim, o guincho entra em cena para prestar socorro em caso de assistência para falha mecânica ou elétrica, serviço de chaveiro, troca de pneus e também para casos de falta de combustível.
Descontos em serviços para a sua moto
É comum que os seguros de moto tenham bônus para outros serviços relacionados ao veículo.
Dentre esses serviços, podemos citar parcerias com estacionamentos, para você deixar sua moto guardada em um local seguro e pagando menos.
Há também chance de parcerias com empresas para realizar troca de peças e acessórios, além de outros serviços em oficinas, como troca de óleo, troca de pastilhas, substituição de coxins de direção e muito mais.
Reposição de veículo
Uma das coberturas mais procuradas é, sem dúvidas, a de reposição da moto em caso de perda total.
Ela é uma ótima opção para que você consiga boa parte do valor para obter uma moto nova, diminuindo o tempo que você fica sem o seu veículo.
Coberturas do seguro de moto
Na sequência, separamos as coberturas mais comuns do seguro de moto. Confira!
Roubo e furto
A indenização costuma ser paga quando a moto não é encontrada ou quando é encontrada, mas tem perdas maiores do que 75%.
Colisão, incêndio e roubo ou furto
Com essa cobertura, a sua moto fica protegida em casos acidentais de:
- colisão;
- capotagem;
- queda em precipícios ou pontes;
- queda de objetos externos;
- queda de raio;
- explosão;
- danos na pintura;
- roubo ou furto parcial ou total;
- submersão parcial ou total em água (por conta de enchente ou inundação).
Responsabilidade Civil Facultativa Veículos (RCF-V)
Esse tipo de cobertura é fundamental para quando ocorre de você ser o causador de danos materiais ou corporais a outra pessoa, que por sua vez te aciona judicialmente ou extrajudicialmente.
Assim, a cobertura entra em cena para arcar com os valores de indenização.
Cobertura para despesas grandes
Aqui, essa cobertura é usada para casos de indenização integral, garantindo o reembolso para as despesas que estão na apólice do seguro.
Para entender melhor o seu funcionamento, vamos a um exemplo: imagine que você sofreu uma colisão com sua moto e ela teve perda total. Após isso, você será indenizado em um valor integral, de acordo com a tabela FIPE.
Então, essa modalidade de cobertura te ajuda, por exemplo, a cobrir as despesas referentes à documentação necessária.
Danos aos faróis, retrovisores e lanternas
Se mesmo dirigindo com cuidado, você costuma bater o seu retrovisor, essa cobertura merece a sua atenção.
Isso porque ela substitui faróis dianteiros, retrovisores externos, lentes do retrovisor e lanternas traseiras.
Onde contratar esse seguro?
Agora que você já está craque em como funciona seguro de moto, é hora de contratar essa modalidade.
E se para esse processo você busca por praticidade e uma seguradora de confiança, pode contar conosco da Prime Secure!
Por aqui, o seu seguro de moto pode ser contratado totalmente online, para que você se locomova por sua cidade com tranquilidade e sem ficar preocupado que possa acontecer algum acidente.
Além de toda comodidade e praticidade em contratar o seu seguro, nós apresentamos alguns dos principais benefícios do seguro de moto, sendo eles:
- prejuízos minimizados;
- custos altos e repentinos evitados;
- serviço de guincho 24h;
- descontos em serviços para sua moto;
- cobertura fora do país;
- reposição de veículo.
Nós também te apresentamos ao longo do artigo quais são as coberturas mais comuns do seguro de moto, que são a de roubo e furto, a de colisão e incêndio, a de Responsabilidade Civil Facultativa Veículos (RCF-V) e a de danos aos faróis, retrovisores e lanternas.
Para finalizar, te mostramos quais os fatores que são considerados ao fechar o valor de um seguro de moto, além de algumas dicas e cuidados para você ficar de olho ao assinar o seu contrato e, por fim, onde contratar esse seguro.