Antigamente, as principais preocupações antes de viajar eram fazer as malas e o check-in, não se atrasar para o embarque, entre outras pequenas precauções. Porém, em tempos de pandemia, isso mudou bastante! Neste texto, nós vamos contar as principais dicas de segurança para viagem, que vão deixá-la mais tranquila. Confira!
Dicas de segurança para viagem que deixam você protegido
Algumas pessoas acreditam que os novos padrões para viajar, estabelecidos pelas autoridades, foram criados para complicar a vida dos viajantes, mas nós vamos provar que não. Ao seguir as nossas dicas de segurança para viagem, você evita muitas adversidades.
O ideal é se preparar antes da viagem para não ter nenhum problema com embarque, check-in, hospedagem, passeios ou até mesmo a hora de comer em um restaurante.
Portanto, saiba quais são as principais medidas de segurança para viajar em tempos de pandemia, mesmo com os avanços da vacinação no Brasil, e curta o próximo destino ao máximo. Veja abaixo nosso check list de viagem segura:
1. Pesquise os protocolos antes de viajar
Procure se informar ao máximo sobre as medidas necessárias para se sentir seguro durante a viagem. Verifique os padrões de segurança da companhia aérea ou da empresa de ônibus, dependendo do transporte que vai usar.
Descubra também os protocolos da hospedagem escolhida. O Resort Costa do Sauípe, localizado no nordeste brasileiro, por exemplo, aplica todas as recomendações de prevenção ao Covid-19 que possuem aprovação do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP (Incor).
2. Saiba quais são as medidas da Anvisa
Para descobrir se as empresas realizam medidas para viajar com segurança e são aprovadas pela Anvisa, memorize os protocolos indicados pela agência. São eles:
- disponibilização de álcool em gel, sabonete líquido e papel toalha;
- uso de máscara obrigatório em todos os locais fechados e com grande circulação de pessoas;
- aviso de distanciamento de 2 m entre as pessoas;
- divulgação de campanhas de conscientização sobre a Covid-19;
- oferecimento de meios digitais para realizar o check-in, apresentar cartão de embarque digital e fazer compras, por exemplo;
- limpeza reforçada em todos os ambientes para oferecer mais segurança na viagem.
3. Respeite os protocolos no avião
Para evitar tumultos na porta do avião, espere a hora certa de fazer o embarque e o desembarque. O recomendado é que os viajantes fiquem sentados e aguardem a vez de sair.
Os atrasos sempre atrapalharam a decolagem do avião, mas, em tempos de pandemia, podem causar filas e aglomerações nas áreas de embarque. Portanto, procure chegar no horário para ter uma viagem segura e tranquila.
As companhias precisam priorizar o assento do meio livre, sempre que possível, para evitar lotar os voos. Respeite essa medida de segurança e deixe o assento livre para manter o distanciamento.
4. Escolha os destinos nacionais
Viajar na pandemia pode ser um pouco mais trabalhoso por conta dos protocolos de segurança, mas ainda é possível se as empresas e os viajantes tomarem os devidos cuidados com a saúde de todos.
Porém, os protocolos de segurança nos países do exterior são mais exigentes e controladores. Alguns solicitam vacinas específicas, que às vezes não correspondem às que os brasileiros tomaram.
Além disso, pode ser necessário realizar o teste de Covid-19 poucos dias antes de desembarcar no exterior. Por isso, a melhor forma de viajar, atualmente, é escolhendo os destinos nacionais. Então, siga as nossas dicas de segurança para viagem nacional e desbrave o nosso país.
5. Viaje de carro
Veja se é possível viajar de carro até o seu destino. Essa é uma das principais dicas de segurança para viagem, principalmente se você estiver com família ou amigos.
Caso não seja possível fazer todo o trajeto de carro, de casa até o destino da viagem, é possível usá-lo para fazer trajetos menores, entre o aeroporto e o local em que vai ficar hospedado, por exemplo.
Lembre-se também de higienizar seu veículo por fora e por dentro. Use álcool em gel a 70% nas superfícies do carro para ficarem limpas durante toda viagem.
6. Viaje sozinho ou com um grupo restrito
Viajar sozinho é uma experiência incrível, que todo mundo precisa experimentar um dia. É uma ótima forma de se conhecer e explorar os locais como e quando quiser. Em tempos de pandemia, também é um jeito de viajar em segurança.
No caso de uma viagem com mais pessoas, priorize um grupo restrito que siga as medidas de segurança, assim como você. Familiares e amigos próximos podem fazer companhia, mas lembre-os de manterem os cuidados necessários.
Além disso, durante a viagem, procurem seguir as recomendações de distanciamento no convívio diário e direto mesmo com o seu grupo.
Com certeza, após ler essas dicas, você já está mais tranquilo e preparado para viajar.
E não se esqueça de fazer o seu Seguro Viagem para não passar nenhum perrengue!