A direção assistida trata-se de uma assistência ao condutor que lhe permite manobrar a direção sem muito esforço, algo que por vezes requer uma força excepcional sem esse sistema.
Surgimento
O primeiro sistema de direção assistida, ao que tudo indica foi no ano de 1876, e o apelido Fitts pertence provavelmente ao primeiro condutor que fez a instalação desse sistema. Em 1900, Robert E. Twyford incluiu um sistema de direção assistida mecanicamente na patente 646.477 dos Estados Unidos da América.
Mais tarde a necessidade em mover grandes e pesados caminhões sem ficar cansado pelo esforço já do campo de batalha, estimulou a tecnologia para em 1951 fosse introduzido o primeiro sistema de assistência hidráulica denominado “Hydraguide”.
Os primeiros mecanicismos de direção assistida são o hidráulico, o eletro-hidráulico e o elétrico, são os mais generalizados e os que melhor conseguem reduzir o esforço do condutor na altura de manobrar a direção.
Direção hidráulica
O sistema hidráulico funciona através de uma bomba hidráulica para circular óleo na caixa de direção. Isto reduz o esforço do motorista no uso do volante.
A caixa da direção é dividida em duas câmaras por um pistão. Quando o motorista gira o volante, uma válvula libera óleo na caixa de direção e a bomba circula o fluído hidráulico, movimentando o pistão.
A lubrificação faz com que a direção fique até 80% mais leve que uma direção mecânica.
Direção eletro-hidráulica
No caso eletro-hidráulico, a bomba movida pela correia é um motor elétrico, e a vantagem é que este nem sempre está em funcionamento. Outra vantagem é a fiabilidade que advém da junção dos dois sistemas, embora nos momentos em que não se realizam manobras, a direção assistida fique suspensa (o que evita o desgaste do mecanismo).
No que diz respeito aos carros pequenos, a direção assistida atual é a elétrica. Além de prevenir a ocorrência de danos corporais caso se perca o contacto, é uma direção mais sensível e eficiente, que reduz o número de elementos mecânicos.
Direção elétrica
A direção elétrica é um sistema elétrico independente do motor, que auxilia o motorista diminuindo o esforço para virar o volante e fazer manobras.
Esse sistema possui um motor elétrico, que é ativado quando sensores identificam que o volante está se movimentando. Esse motor auxilia no movimento, exigindo menos força do motorista.
Vantagens da direção assistida
- Manutenção mais barata
- Oferece mais controle ao motorista, se comparado com o sistema elétrico
- Oferece uma melhor comunicação com o carro, dando maior feedback da tração do pneu e do peso do veículo
Principais desvantagens
- Reduz potência do motor e quilometragem de combustível
- Não pode ser instalado, esse sistema é de fábrica
- Necessita de mais manutenções, por causa do fluido hidráulico
Torna-se interessante o fato de existirem diversos modos de assistência à direção, proporcionando mais conforto e segurança, uma vez que em velocidades baixas é necessário realizar mais manobras e se faz grande utilidade da direção assistida.
E ai curtiu esse post?