A gente conta tudo o que você precisa saber pra ser o novo motorista de 2022
Dicas pra você tirar a CNH numa boa
Encontre uma boa autoescola
É muito importante escolher uma boa escola pra que você se sinta confiante ao longo do processo. Busque referências com amigos ou familiares e faça uma pesquisa detalhada na internet. Ao entrar em contato com a escola escolhida, tire todas as dúvidas sobre o curso e veja se ele atende às suas expectativas. Se por acaso você começar a fazer as aulas e não curtir a escola, a Resolução 168/04 do Contran permite que você faça a troca por outra e continue os seus estudos. Quanto à devolução do dinheiro, só é possível se estiver estabelecida por contrato, tá?
Seja um bom aluno
Assim que você entra no curso para tirar a CNH, um livro com todo o conteúdo é entregue em suas mãos. Tudo o que cai na prova tá nesse livro, da lista de placas de sinalização até as boas práticas de cidadania e cuidados com o meio ambiente. Nada de preguiça na hora de estudar esse material, combinado? Leia tudo direitinho e faça o simulado do Detran pra saber como tá seu desempenho.
Crie uma estratégia para a prova teórica
Aqui, vale recordar aqueles macetes que você usava na escola pra fazer uma boa prova e colocá-los em prática. Se não souber a resposta de alguma pergunta ou der o famoso “branco”, não perca tempo e pule para a próxima! Depois de concluir todo o exame, volte pras perguntas que deixou e tente respondê-las. Talvez, com informações de outras questões, você já tenha a resposta.
Seja um atleta ao volante
Praticar bastante antes de realizar a prova prática para tirar a CNH vai acalmar a ansiedade e fazer você corrigir pequenas falhas a tempo. Peça para que o seu instrutor simule a avaliação final, informando, ao final do trajeto, se você seria aprovado ou se cometeu faltas que resultariam na eliminação. Caso você tenha cumprido todas as horas de prática de direção e ainda sentir que não está preparado, peça para marcar horas extras na autoescola.
Um bom instrutor é fundamental
Nas dez primeiras aulas práticas, procure treinar com dois ou três instrutores diferentes. Assim, você pode avaliar com qual se identifica e escolhê-lo pra continuar até o fim do curso. Um bom instrutor é aquele que ensina as técnicas com tranquilidade e, acima de tudo, que respeita as suas dificuldades e te estimula a ser um motorista cada vez melhor.
Treine a baliza!
Na hora de praticar, treine especialmente a realização da baliza. Pra muita gente, ela acaba sendo a parte mais chatinha da prova para tirar a CNH, principalmente porque existe um limite de tempo pra fazê-la e isso acaba gerando um nervosismo maior. Só vá para o teste depois de ter dominado os movimentos, combinado?
Muita calma nessa hora
Antes das duas provas, respire fundo e mentalize pra você mesmo que você deu o seu melhor e que vai dar tudo certo. Na hora da prova prática, refaça mentalmente todos os passos que você já estudou e todos os elementos do carro: embreagem, câmbio, acelerador, freio, volante e todos aqueles itens que te deram dor de cabeça durante os treinos. Ah, e lembre-se de ficar atento a tudo o que acontece ao seu redor, não só ao carro. Manter a serenidade faz toda a diferença nesse momento!
Converse com quem já passou por isso
Se tá difícil manter a calma sozinho, que tal bater um papo com seus amigos e familiares que já viveram essa experiência? Eles podem contar histórias pra te distrair e até dar dicas do que fazer ou não fazer nas provas. Ter alguém como referência pode ser uma ótima ajuda!
Não passei, e agora?
Não tem problema! Se você não passar na prova teórica, é só esperar 15 dias e marcar outra. O mesmo prazo vale para o teste prático. Em menos de um mês você já vai ter um resultado positivo, é só manter o foco!
Com a CNH em mãos e o carro na garagem, só falta fazer seu Seguro Auto Prime Secure! Ele permite que você escolha só as coberturas e assistências que precisar, do tamanho certinho do seu bolso.