A busca por uma aposentadoria tranquila, sem sobressaltos, tem levado cada vez mais pessoas a procurarem planos de previdência privada. Mesmo assim, esse ainda é um tema que gera muitas dúvidas e confusões. Para ajudar a esclarecer se previdência privada vale a pena, relacionamos a seguir seis mitos e verdades que tratam de forma descomplicada a importância desse investimento para o futuro. Acompanhe!
- Previdência privada só serve para quem não contribui com o INSS
Mito. Um plano de previdência privada funciona como um complemento à Previdência Social e pode ser adquirida por qualquer pessoa. Também conhecida como previdência complementar, trata-se de um investimento de longo prazo que tem como objetivo garantir uma renda melhor durante a aposentadoria. Por meio de depósitos periódicos, cria-se uma aplicação de longa duração. O valor acumulado e os rendimentos obtidos no decorrer do tempo formarão um fundo que será transformado em renda mensal ou poderá ser retirado integralmente.
- Os planos são sempre conservadores
Mito. O dinheiro da previdência privada é aplicado em fundos de investimento respeitando a tolerância que o cliente tem ao risco. Se ele for mais conservador, o dinheiro poderá ser aplicado 100% em renda fixa, por exemplo; se ele quiser arriscar mais para aumentar a probabilidade de ganhos maiores, o dinheiro poderá ser aplicado até 70% em renda variável (ações, por exemplo). Um consultor de previdência pode ajudar nessa decisão.
- Planos de previdência privada são muito caros e indicados para pessoas de alta renda
Mito. No mercado existem planos para todos os bolsos e com diversos períodos de acumulação. Na realidade, planos de previdência privada são muito flexíveis e são acessíveis a qualquer pessoa. Além disso, mesmo que a contribuição mensal seja pequena, é sempre possível fazer pagamentos extras quando sobrar um dinheiro. São os chamados aportes, que ajudam a acelerar o acúmulo de reservas para o futuro.
- Previdência privada é um investimento exclusivo para a aposentadoria
Mito. É claro que a primeira coisa que vem à cabeça é a aposentadoria. No entanto, a previdência privada pode ser um instrumento para viabilizar projetos de vida no futuro, como montar um negócio, fazer viagens e assim por diante. É comum, por exemplo, haver planos feitos pelos pais em nome dos filhos — uma previdência infantil — para custear seus estudos no futuro, um intercâmbio ou até mesmo montar um negócio.
- Você decide quando começa a receber e de quanto será sua renda no futuro
Verdade. Tanto o valor quanto o prazo para começar a receber ficam a seu critério. Isso significa ter controle no planejamento de sua aposentadoria (ou de qualquer outro objetivo), o que gera mais tranquilidade e segurança. Além disso, é possível fazer simulações para calcular o valor a ser poupado e o período de tempo indicado para o acúmulo de reservas.
6. É possível resgatar parte do dinheiro a qualquer hora
Verdade. Essa é uma questão que confunde bastante. Afinal, você pode, sim, resgatar parte ou o total do valor investido quando quiser. Só fique atento: ao resgatar, será descontado automaticamente o valor de Imposto de Renda. Portanto, vale a pena pesquisar detalhadamente as regras, além das características do seu plano, e tirar todas as dúvidas, principalmente em relação à solicitação de resgate. Em resumo, saber se previdência privada vale a pena depende do conhecimento adequado dos mitos e verdades sobre previdência privada vistos até aqui. Os planos são uma forma segura de garantir uma renda melhor no futuro, que proporcionem tranquilidade financeira na aposentadoria.