Os esportes radicais estão ganhando cada vez mais espaço ao redor do nosso país. Muitos são os amigos que se reúnem para praticar escalada, rafting, skate, salto de paraquedas e bungee jump.
Por conta disso, alguns destinos radicais ganham ainda mais notoriedade no turismo nacional. Tem o espírito aventureiro e quer ficar por dentro dos principais locais para curtir
esportes radicais no Brasil e ter férias únicas? Confira nossas dicas!
Foz do Iguaçu — Paraná
Uma das paisagens mais lindas
do mundo também é cenário para muita aventura! Uma das possibilidades de destinos radicais no Brasil é Foz do Iguaçu, em que muitos viajantes vão
para praticar rafting, uma descida em corredeiras utilizando botes infláveis e, é claro, equipamentos de segurança.
Um ponto muito visado é próximo à fronteira do Paraguai. Lá, você tem que estar preparado para encarar calmaria, mas, também, quedas d’águas impressionantes e corredeiras.
Fernando de Noronha — Pernambuco
O que dizer das belas praias de Fernando de Noronha? Este arquipélago brasileiro é considerado Patrimônio Mundial da UNESCO!
A primeira opção para quem está em Noronha é fazer uma trilha ecológica e ir até a Baía do Sancho. Ao chegar lá, não perca a oportunidade de descer algumas das escadas esculpidas
na divisão de uma falésia.
Este, também, é um dos destinos mais recomendados para quem tem o interesse em mergulhar. Além de o ambiente ser propício, pois as águas têm uma temperatura agradável
e são límpidas, as belezas são inquestionáveis – com diversidade de corais e grande variedade de animais marinhos.
Se é um apaixonado por história e gosta de explorar diferentes espaços, as águas de Noronha também guardam segredos e surpresas para os mergulhadores, pois várias embarcações naufragaram por ali e podem ser vistas durante a atividade.
Brotas — São Paulo
Você sabia que a cidade de Brotas é conhecida como a capital do turismo de aventura no Brasil? Muitos são os esportes que podem ser praticados na região e que podem agradar aos mais variados tipos de “turistas radicas” — dos mais medrosos aos mais corajosos.
É possível fazer por exemplo, rapel, canionismo (explorando rios com obstáculos) e arvorismo (atravessando trechos enormes de cordas entre árvores), entre outros.
O destaque da cidade, porém, é o rafting no rio Jacaré-Pepira, que conta com quedas com mais de 3 metros.
Jericoacoara — Ceará
Se o seu lugar é na praia e a sua preferência é por esportes aquáticos, então, o destino radical ideal para você é Jericoacoara.
Este paraíso situado no Ceará conta com ventos fortes, capazes de chegar a 40 nós. Dessa forma, a cidade tem o ambiente propício e ideal para quem gosta de praticar e fazer diferentes manobras no windsurf ou kitesurf.
São Roque de Minas, Parque Nacional da Serra da Canastra — Minas Gerais
A região de São Roque de Minas, principalmente ao redor do Parque Nacional da Serra da Canastra, é privilegiada. Ela conta com cachoeiras belíssimas e imponentes.
Por conta disso, é forte a prática de rapel e também de canionismo. Nossa sugestão, porém, é que você vá até o ponto de maior destaque, a Cachoeira Casta d’Anta. Ela tem cerca de 186 metros de altura e pode ser considerada como a maior queda d’água do Rio São Francisco.
Chapada Diamantina — Bahia
Você já se imaginou saltando de uma boca de caverna? Parece algo impossível, certo? Mas na Gruta do Lapão, na Chapada Diamantina, na Bahia, você pode se arriscar e dar esse passo impressionante!
Com base nos princípios do bungee jump, lá é realizada a prática conhecida como cave jump, traduzindo, salto em caverna.
Para quem não quer um desafio tão grande, uma alternativa é fazer trilhas e passeios a cavalo pela região.
São Sebastião, São Paulo
A cidade de São Sebastião fica no litoral norte do estado de São Paulo, a cerca de 200 km da capital. O litoral norte de São Paulo tem diversas praias com ondas perfeitas para surfar, na cidade de São Sebastião, a mais conhecida delas é a Praia de Maresias, uma das melhores para o esporte. A Praia de Maresias é famosa pelas ótimas ondas e por revelar grandes nomes do surfe mundial. Ela tem 5 km de faixa de areia branca e fofa, mar agitado, com tons de água que variam entre azul e verde, conta com variedade de quiosques, bares, baladas e restaurantes que proporcionam noites agitadas.
Serra do Cipó, Minas Gerais
A Serra do Cipó fica na cidade de Santana do Riacho, no estado de Minas Gerais, na região sudeste do Brasil. É um dos destinos mais famosos de Minas Gerais, lar de algumas das cachoeiras mais lindas do estado, com paisagens privilegiadas. Perfeito para quem deseja viajar e praticar esportes radicais como trekking, rapel, canoagem, cavalgada, ciclismo, entre outros.
Por que ter um seguro viagem durante passeios em destinos radicais?
Se o seu destino é considerado radical, como os que apresentamos neste post, um seguro se torna praticamente uma obrigação. Pense em todos os esportes que mencionamos: salto de paraquedas, arvorismo, rafting, mergulho. Por mais divertidos que eles sejam, infelizmente também são bem arriscados e podem provocar acidentes.
Portanto, além de contar com um seguro de viagem, é preciso saber escolher o mais adequado para esse tipo de aventura, principalmente um que tenha uma apólice específica para as situações que serão encaradas, como o Prime Travel Seguro Viagem. Acesse o site e faça hoje sua cotação!