Na hora de optar ou não por um plano de saúde pet, entretanto, muitos dos donos ainda têm dúvidas se vale ou não a pena fazer esta contratação. Afinal, vale a pena ter plano de saúde para seu pet?
Os animais de estimação são figuras cada vez mais presentes nas casas dos brasileiros. E, em muitos dos casos, nossos animaizinhos são tratados como verdadeiros membros da família, não é mesmo?
Este zelo que muitos têm com seus animais de estimação inclui não apenas oferecer conforto, comodidade e boa alimentação aos nossos companheirinhos, mas também uma boa retaguarda em caso de necessidades – como, por exemplo, em situações que envolvam a saúde. Por conta disso, surgiram no mercado nos últimos anos uma série de produtos e serviços direcionados exclusivamente para eles, como o plano de saúde para pet.
Confira a seguir algumas das principais vantagens de ter um plano de saúde para seu animalzinho e as situações nas quais pode não valer tanto a pena contratar este plano para o seu amigo!
Bom atendimento a preços mais baixos
O plano de saúde para pets é semelhante a um plano de saúde para humanos, e o objetivo é permitir que o animalzinho tenha acesso a atendimentos de qualidade e bons profissionais veterinários sempre que precisar – e por preços mais baixos.
Estas, inclusive, são algumas das principais vantagens dos planos de saúde para animais de estimação. Com um plano de saúde, são mínimas as chances de o animal precisar aguardar atendimento para consulta, internações ou realização de exames – como poderia ocorrer em uma situação de emergência ou até mesmo no dia a dia, tanto em clínicas particulares mais baratas quanto em sistema público de atendimento.
Planejamento de custos
A possibilidade de fazer um planejamento de custos é uma outra vantagem de se ter um plano de saúde pet. Afinal, o valor de contribuição do plano é, geralmente, mensal e pode ser incluído no orçamento como uma despesa fixa – facilitando a organização financeira.
Atualmente existem planos mais simples – que costumam incluir consultas, atendimento médico emergencial e alguns exames – e planos de saúde para pets muito mais completos, que custam mais caro, mas também incluem outros exames mais complexos, vacinas, entre outros benefícios. Há também no mercado, assim como nos planos de saúde para humanos, os planos de coparticipação.
Liberdade de escolha
Os planos de saúde para cães e gatos costumam ter, ainda, uma outra vantagem quando o assunto é prevenir gastos emergenciais: a liberdade de escolha de atendimento. Isso porque existe há bastante tempo no mercado planos de fidelidade ligados a determinadas clínicas animais que oferecem também um serviço de atendimento aos pets.
No caso destas clínicas, entretanto, a liberdade de escolha acaba sendo limitada – uma vez que o dono do animal precisa optar por poucas ou uma única unidade de atendimento para levar seu bichinho em caso de necessidade. E isso normalmente não ocorre com planos de saúde.
A maior parte dos planos de saúde destinado a animais domésticos tem uma ampla oferta e unidades que podem ser escolhidas pelo dono do animal para atendimento quando for necessário. Alguns planos de saúde para pets, inclusive, têm abrangência nacional e pode ser muito útil para quem viaja com frequência com o animal de estimação e deseja estar sempre resguardado em caso de necessidade de atendimento veterinário.
Quando não vale a pena ter um plano de saúde para o animalzinho de estimação?
Ter um plano de saúde para o seu animalzinho de estimação é, quase sempre, uma excelente ideia. Afinal, são muitas as vantagens em resguardar a saúde do seu bichinho e oferecer a ele sempre o melhor serviço sem precisar gastar muito para isso – mantendo todos estes custos previstos no seu orçamento mensal.
Apesar disso, existe uma situação em particular na qual pode não valer a pena ter um plano de saúde para seu pet: quando o número de pets que você possui for muito elevado. Nestes casos, poupar um valor mensal por mês e deixá-lo sempre disponível como uma reserva de emergência pode valer muito mais a pena que pagar um plano de saúde mensal para cada um dos bichinhos.